0

Shantala : um momento especial entre mãe e filho!

 
Sabe aquele momento gostoso com o bebê que todas as mães desejam ter, tem um nome, Shantala! A técnica é simples de aprender através de um curso e trata-se de uma massagem indiana milenar realizada não só para bebês, mas também crianças de todas as idades.

A técnica foi descoberta ao acaso pelo médico francês Dr. Frédérick Leboyer, que numa viagem à Índia, encontrou uma jovem mãe massageando o seu bebê numa rua pobre de Calcutá. Leboyer fotografou durante dias a mães nesse rito de cuidado diário indiano ao bebê tentando captar nas fotos toda a sutileza de Shantala. E assim a técnica foi trazida para o Ocidente e a massagem que até então não tinha nome, recebeu o nome de Shantala, esse era o nome da jovem mãe.

O conhecimento da Shantala vem da massagem ayurvédica, uma massagem muito benéfica para o organismo da criança.

Beneficiando seu bebê

A técnica é encantadora e o seu principal benefício é fortalecer o vínculo afetivo entre mãe-bebê-pai. É através desse contato intenso com os pais que o vínculo se fortalecerá e a comunicação será mais fácil. Também ajuda o bebê a relaxar o corpo, dormir melhor e ainda o estimula a liberar os gases, prevenindo as cólicas e prisão de ventre. Os benefícios mão param por aí não!

Ainda estimula a produção de anticorpos, reduz estresse, e ajuda o bebê a conhecer o seu corpinho. Esse conhecimento vale ouro, pois assim ele passará por todas as fases de controle corporal com mais facilidade.

O bebê precisa de contato corporal e a Shantala de uma forma gostosa e interativa supri essa necessidade de contato corporal e ainda estimula o corpo do seu pequeno!

E não é só a mamãe que pode fazer Shantala, o papai também pode entrar nessa dança de mãos!

Quando começar?
Geralmente após o primeiro mês de vida o bebê já está receptivo ao toque e mamãe pode começar com crianças maiores também. É só você separar um bom óleo de origem vegetal, deixar o ambiente bem quentinho e aí é só aproveitar!

A massagem é um momento de amor e troca bem especial, diferente das outras atividades com o bebê. Não é raro eu ouvir das mamães que Shantala é o melhor momento do dia!

Por Denise Gurgel
Fisioterapeuta Materno Infantil especialista em Shantala.
http://www.cursoshantala.com.br 

Denise Gurgel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.