2

Shantala para os pequenos e grandinhos também!

Até as crianças hoje tem uma agenda corrida, mas não há estresse que resista a uma massagem!
Quando se fala em massagem para bebês, logo lembramos da shantala. Mas, para crianças maiores, receber massagem também é bom? Sim, e costumo dizer: todos deveriam receber massagem frequentemente, assim como pessoas de todas as idades!

Com tantos compromissos, não é raro encontrar crianças com estresse, insônia, intestino preso, ansiedade e tensão muscular, e elas também necessitam, como nós, de uma atenção especial ao corpo.

Nessa fase de volta às aulas e retorno de todas as atividades escolares, inglês, natação, judô, caratê e tantas outras mais – nossa, cansei só de escrever! -, muitas vezes não pensamos que, para a criança sedimentar tudo o que aprendeu, ela precisa de uma boa noite de sono e descanso.

Com esse ritmo acelerado, o indicado mesmo é diminuir as atividades e, por que não, receber uma massagem?

A shantala é uma forma de cuidado com a criança, de demonstrar o seu carinho com ela e dar-lhe uma atenção especial.
Aprender a técnica é fácil: basta procurar um curso e, em poucas horas, você estará craque para massagear seu filhote. É um conhecimento que você levará para a vida inteira. Uma outra forma é massagear intuitivamente, com movimentos que você sente que serão prazerosos.

A massagem traz muitos benefícios à criança, tais como: ativar a circulação sanguínea, estimulando o melhor funcionamento de todos os órgãos; promover o relaxamento muscular e diminuição do estresse; melhorar a qualidade do sono, a consciência respiratória e corporal; e aumentar a resistência imunológica.

O neurocientista Michael Meaney realizou uma pesquisa com bebês e crianças. O resultado é surpreendente: o cérebro de quem recebe carinho materno muda sua resposta ao estresse pelo resto da vida, o que gera um indivíduo mais tranquilo, saudável e propenso a passar o carinho adiante.

Isso quer dizer que o cérebro nunca se esquecerá dessa informação!
 
No mundo todo, uma característica é real: o que os pais mais desejam é ver seus filhos crescendo felizes e com saúde. Que tal separar um óleo de massagem e começar hoje mesmo?

Denise Gurgel
Foto: Janaína e Davi, gravação para o Programa do Gugu em fevereiro de 2010

Denise Gurgel

2 Comments

  1. Sempre digo que carinho é sempre carinho!! E shantala é uma extenção desse amor que tenho pelo meus dois filhos. Até hoje, mesmo com 5 anos, João Pedro me pede massagem.
    Eles desde bebês recebem meu toque e nunca tiveram uma cólica, e sempre falam que me ama…tem retorno melhor?

    Beijocas, Dê

  2. É tão bom ler isso! Saber o quanto Shantala torna as relações mais especiais ainda! Que previne desde uma simples cólicas e que os ajuda também a expressar seus sentimentos! Bjos Cá!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.