0

O colinho que estimula e acalenta

Colo da mamãe, não há lugar mais acolhedor para o bebê e para os mais grandinhos também!

É nesse lugar que encontramos acolhimento, carinho e tranquilidade, igualzinho como era no útero materno.

O ato de segurar oferece estimulação na medida certa. Desde que o bebê esteja na postura correta, senão o choro será quase certo!  A posição de bem estar para o pequeno é a de enrolamento, ela favorece a coordenação motora e emocionalmente o bebê se sente mais seguro.
Essa posição pode estar presente em todos os momentos, seja no colo, banho, ao tirá-lo e colocá-lo no trocador. É fácil fazer e o bebê deverá estar bem apoiado com uma de suas mãos posicionadas na cabeça e dorso superior e a outra na bacia. Bem agrupado, com o tronco mais próximo da bacia e braços próximos ao corpo o bebê se tranqüiliza, na posição que ele muito conhece e se desenvolveu por longos nove meses.
É a partir da posição de enrolamento e dos gestos que temos com o pequeno que a coordenação motora é estimulada naturalmente, por isso é importante respeitarmos essa organização corporal do bebê para que ele se desenvolva bem.
Por isso nada de pegar o bebê no berço pela região axilar e escapular, dessa forma impomos uma posição de abertura e de extensão, se você observar verá que o bebê reage reclamando quando isso acontece. Para pegá-lo devemos levar as perninhas em direção aos braços que devem estar bem juntinhos ao corpo, erga-o segurando pelo dorso.
Além da posição de enrolamento favorecer a motricidade do bebê, o pequeno possui uma necessidade de contenção, afinal o ambiente intra uterino foi ficando cada vez mais apertadinho conforme ele crescia.
Outro momento no qual não percebemos a razão do desconforto ou choro do bebê é quando ele está no colo. Achamos que o fato dele estar próximo já funciona como um calmante natural, mas se ele não estiver bem agrupado e enrolado nessa posição harmônica pode ter certeza que ele continuará insatisfeito. O colo que acalma é aquele que respeita a posição de enrolamento, os músculos relaxam e a tensão vai embora.
Sim, eles merecem muito carinho! Estimular o bebê é simples e fácil, são pequenas dicas que podem fazer a diferença para o dia terminar bem e para que o desenvolvimento do seu pequeno seja sadio.

Fonte:  Guia Infantil

Denise Gurgel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.