0

Brincadeira de criança

Aproveite a energia inesgotável da criançada para brincar, correr e pular com eles, em vez de deixá-los parados em frente a um computador

 

 

Cada vez mais em casa, seja na televisão ou de frente para o computador, as crianças têm usado seu tempo em atividades que brincam pouco com o corpo. Deixam de explorar e descobrir suas potencialidades, perdem a noção da imagem corporal, espaço e movimento.

E você já se perguntou por que eles brincam pouco? Por que correm menos do que nós quando éramos pequenos? Poderemos achar várias explicações, e uma delas, que não sai da minha cabeça, é a criatividade.

Sim, acredito que, com o tempo e – cada vez mais no sofá -, as crianças esquecem como é gostoso brincar. Elas esquecem do prazer que é correr, da sensação do vento no rosto e da alegria que as endorfinas promovem no organismo.

Brincar, correr e praticar atividade física é importante. Um estudo comparativo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que as crianças que praticam atividades físicas tendem a ser mais inteligentes, e 12 % delas possuem melhor memória, se comparadas às crianças sedentárias.

Por isso, arraste o sofá! Qual brincadeira de criança você lembra e desejaria fazer com seu filho hoje? Se a sua memória está enferrujada, veja algumas dicas abaixo:

  •  Brincar de pega-pega e, quem for pego, vira estátua.

  •  Coisas simples, como dançar e cantar na sala de casa, renderá boas risadas!

  •  Dança das cadeiras: coloque em círculo cadeiras e uma a menos do que o número de participantes. Uma brincadeira simples na qual a criança gastará energia e se divertirá em grupo.

  •  Brincar com bambolê: vale rodar na cintura, braços e pernas.

  •  Amarelinha: o que você precisa para essa brincadeira? Apenas giz e uma casca de banana e bom fôlego para pular num pé só!

Denise Gurgel
FONTE: Guia da Semana

Denise Gurgel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.