0

Andador: porque atrasar a vida do seu bebê?


Garanto que você já usou ou lembra de algum pequeno no andador. Para muitas pessoas ver o pequeno serelepe no andador é sinal de criança esperta e saudável, mas hoje sabemos que leva a atrasos no desenvolvimento motor, coordenação motora, além de contribuir com acidentes domésticos.
O Canadá proibiu a comercialização em 2007 pelos casos de acidentes (traumatismo craniano) e por aqui a Sociedade Brasileira de Pediatria já se manifestou contra também.

Nem todos os andadores são ruins. Os circulares são os mais tradicionais e esse sim é prejudicial não só pelo risco de queda, mas por atrasar o desenvolvimento do bebê.
O andador mais indicado é o vertical que respeita o aprendizado da criança, e poupa as costas dos pais no incentivo aos primeiros passos! Mesmo assim os pequenos não deve ficar sozinhos, o risco de queda é provável, afinal os pequenos estão aprendendo a dar os primeiros passinhos!
          


 Atrasos mais comuns

A criança desenvolve-se motoramente em etapas: controle de cabeça, rolar, sentar, engatinhar, ficar de pé e andar. Em todas essas fases o seu corpo esta se amadurecendo, se alongando, fortalecendo, treinando equilíbrio e coordenação para treinar o corpo. Com o uso do andador circular a criança é naturalmente forçada a pular fases, muitas vezes deixa de engatinhar, treinar equilíbrio e quando ela realmente começar a andar como o corpo não “treinou” pode cair com freqüência.
Outro fator importante é no andador circular a criança toca o chão apenas com as pontas dos pés, podendo causar atrasos na formação dos arcos plantares contribuindo para o pé plano (pé chato). Outra região  que também poderá ser afetada são os quadris que por sua posição de encaixe na calça do andador poderá sofrer com deformações.
Atendi em consultório inúmeras crianças com atrasos motores. Na avaliação era claro que a coordenação motora fina, esquema corporal e orientação espacial das crianças estavam prejudicadas pelo uso do andador.
Além do atraso motor, a criança poderá sofrer atraso na fala, simplesmente por que para que algumas regiões do cérebro possam se desenvolver é necessário que outras estejam desenvolvidas. Havendo um atraso nessa independência do pequeno, seja naquele momento ou mais para frente haverá dificuldade nas primeiras palavras.
A criança precisa experimentar seu corpo e devemos oferecer a elas o estímulo correto para que se desenvolvam bem e felizes! Para isso nada melhor que o chão, simples assim!
Onde Encontrar Andador Indicado? Clube do Brinquedo
Denise Gurgel

Denise Gurgel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.